Páginas

terça-feira, 21 de julho de 2009

Um pouco de filosofia / Un peu de philosophie (concordem ou não / soyez d'accord ou pas)

Dez vezes ao dia deves saber vencer-te a ti mesmo; isto cria uma fadiga considerável, e esta é a dormideira da alma.

Não sei se foram dez vezes hoje, mas hoje consegui me forçar a fazer o certo, mesmo machucando.


Dez vezes deves reconciliar-te contigo mesmo, porque é amargo, vencermo-nos, e o que não está reconciliado dorme mal.

Sim, me reconciliei comigo mesma, após perceber que as ações foram, mesmo que amargas o melhor a fazer.


Dez verdades hás de encontrar durante o dia; se assim não for, ainda procurarás verdades durante a noite e a tua alma estará faminta.

Acho que foram mais de dez verdades viu hoje... foram muitas verdades.


Dez vezes ao dia precisas rir e estar alegre, senão incomodar-te-á de noite o estômago, esse pai da aflição.

Hummm, não sei se deu muito certo não, mas pensando em tudo que eu tenho, minha familia e meus amigos, tenho um milhao de motivos para estar alegre.


Não quero muitas honras nem grandes tesouros; isto exacerba a bilis. Dorme-se mal, porém, sem uma boa reputação e um pequeno tesouro.

É isso aí! Mais não acho que vou domir muito bem hoje não.


t+

--------------------------------------------------------------------------------------------

Dix fois dans la journée il faut que tu te surmontes toi-même : c’est la preuve d’une bonne fatigue et c’est un pavot pour l’âme.

Je ne sais pas si étiaient dix fois, mais aujourd'hui je m'ai forcé à faire le correct, même si ça blesse.


Dix fois il faut te réconcilier avec toi-même ; car s’il est amer de se surmonter, celui qui n’est pas réconcilié dort mal.

Oui, je m'ai reconcilié avec moi même, après apercevoir que mes actes étaient, même amers, le meilleur à faire.


Il te faut trouver dix vérités durant le jour ; autrement tu chercheras des vérités durant la nuit et ton âme restera affamée.

Ouais, je pense que ça a été plus de dix vérités aujourd'hui... ils étaient beaucoup de vérités.


Dix fois dans la journée il te faut rire et être joyeux : autrement tu seras dérangé la nuit par ton estomac, ce père de l’affliction.

Hummmm, je ne sais pas si ça a marché très bien, mais en pensant en tout ce que j'ai, ma famille et mes amis, j'ai un million de motives pour être joyeuse


Je ne veux ni beaucoup d’honneurs, ni de grands trésors : cela fait trop de bile. Mais on dort mal sans un bon renom et un petit trésor.

Voilà! Mais je pense pas que je vais bien dormir aujourd'hui...


a+!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails